sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mochila Rápida Para a Duda!

Gente, os dias estão passando rápido demais e eu estou cada dia mais perdida!

Tenho feito um monte de coisas, tenho um outro monte de coisas para fazer... E amanhã é a festa de 1 ano da Duda!!!

Mochila rápida! Ai, mas eu queria taaaanto fazer aquele vestidinho que postei outro dia... Bom, quem sabe da próxima vez eu consiga planejar e fazer a tempo. Ela vai gostar da mochila. Criança adora mochila. Menina adora bolsa. Ela vai curtir. Tomara. Bom, faço hoje e peço para a minha mãe costurar amanhã de manhã o forro pra mim. Xiiii... Lembrei agora que ela me disse que vai ao cemitério amanhã com as minhas tias para pôr flores para meus avós e meu tio... E agora? Bom, vou fazer! Vai dar tempo, tem que dar tempo, tem que dar tempo... E não posso esquecer de tirar foto para vocês verem depois!
Fui!
Beijozzzz...




quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Hoje é Festa Lá No Canadá!!!

Aniversário da Sogra!!!!
Já nos falamos hoje,
mas deixo aqui registrados nossos parabéns,
nossas saudades,
nossa gratidão,
nosso amor,...!
Pelo menos esse bolo nós podemos repartir!
Muitos beijozzzzzz!!!!!

Postagem dupla

Ops! Desculpe por ontem, hein?!? Cheguei em casa, dei uma arrumada, fui colocar meus crochês em ordem, fui para o Terreiro, voltei acabada e acabei não passando por aqui! Falha nossa!!!

Pra compensar, hoje tem postagem dupla!

Um tapete delicioso para brincar...

... e um delicioso para decorar!
Lindos, não?
Receita? Hummmmm...Estou observando o comportamento de vocês ao longo da semana.Não disseram a "senha secreta" , mas estão comentando e se apresentando... Se continuarem assim, poderão sair do castigo de receitas logo, logo! Huahuahuahuahuahuahua...
E amanhã é Dia das Bruxas! Quem sabe eu faço uma bruxaria para que as receitas surjam?!?
Beijozzzzzzzz...

A revolta da galinha

Deus criou o mundo em 7 dias.
No sétimo dedicou-se ouvir as reclamações.
A primeira a apresentar protestos foi a girafa:
-Por..., Deus! (a girafa, além de feia, sempre foi desbocada). Que sacanagem é esta? Este meu pescoço enorme é ridículo!
-Calma dona Girafa! Tudo foi muito bem pensado. Com esse pescoço comprido, além de a senhora poder comer as folhas mais tenras do alto das árvores, vai poder perceber a aproximação do inimigo antes dos outros animais e assim se defender.
A girafa ouviu as explicações e ficou convencida de que Deus, afinal, tivera uma boa idéia.
Logo depois entrou o elefante, injuriado:
-Pu... mer..., Deus! (o elefante também era desbocado). Eu sou enorme de gordo e tenho esta tromba toda na minha cara. Isto é sacanagem!
Deus, pacientemente, explicou:
-Com esse tamanho todo, nem o Leão, que é o rei da selva, terá coragem de te enfrentar e, além do mais, graças a essa tromba, você é o único animal que pode tomar banho de chuveirinho...
O elefante ponderou e chegou à conclusão que Deus tinha razão.
O terceiro bicho da fila era a galinha, que já entrou metendo o pé na porta:
-Não quero saber de explicações! Ou diminui o tamanho do ovo ou aumenta o tamanho do c...!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bolero Cruzado

Ah! O verão...!

Que tal esse bolero cruzado?

Querem a receita? Então já sabem o que fazer, não é? Huahuahuahuahuahuahuahua... Sem barulho, sem receita! Serei cruel, muito cruel!!! Huahuahuahuahua...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Falando sério, muito sério...

Vamos falar sério hoje.
Todos fomos obrigados pela mídia a acompanhar o sequestro e morte da adolescente Eloá desde o início até o trágico fim e agora estamos sendo obrigados também a acompanhar as investigações, os questionamentos sobre atuação da polícia, o histórico familiar, a verdade das pessoas envolvidas vindo à tona e o grande número de pessoas que pretendem entrar na justiça para pedir indenização pelos mais diferentes motivos, inclusive a família da vítima fatal a da amiga da mesma.
Isso, a meu ver, deixa claro que nossas leis necessitam de rápidas e eficazes mudanças e que nossa sociedade precisa voltar a ter valores, respeito e princípios, pois estes foram esquecidos para dar lugar a sabe-se lá o quê, mas que não tenho visto com bons olhos devido à educação que recebi de meus pais e que pretendo dar a meus filhos quando eles resolverem vir ao mundo.
Tudo isso e muito mais que acompanho diariamente através da mídia e do exercício da minha função de educadora tem me deixado verdadeiramente indignada, pois percebo que pelo andar da carruagem a situação tende a piorar.
Recebi um texto via e-mail da minha amiga Katinha no dia 24/10 e fiquei aliviada ao encontrar alguém que compartilha comigo dessa indignação de forma tão ampla. Não vou citar o autor pelo simples fato de não saber seu nome, mas aplaudo-o de pé.
Sei que é longo, mas vale a pena ler, pois é extremamente interessante...
"O que pode criar um monstro?"
"O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por nada? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade?
O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'. A garota disse "não, não quero mais falar com você". E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante...
Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19.
Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha.
Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida.
Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá.
Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.
Simples assim. NÃO.
Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos (e alguns maridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.
Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco.
Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.
Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer "não, você não pode bater no seu amiguinho", "não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos", "não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei", "não, você não vai passar a madrugada na rua", "não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação", "não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos", "não, essas pessoas não são companhias pra você", "não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate", "não, aqui não é lugar para você ficar", "não, você não vai faltar na escola sem estar doente", "não, essa conversa não é pra você se meter", "não, com isto você não vai brincar", "não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque".
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem.
O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento.
Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias."

domingo, 26 de outubro de 2008

Barrado Teddy Bear

Lembram da minha manta Teddy Bear?

Pois é, eu usei os ursinhos para fazer o barrado numa manta de piquet e assim formar um conjunto.

Sei que a foto não está ajudando ( acho que o Marcelo não estava lá muito inspirado no dia, sabe?), mas mesmo assim dá para ver que é um ursinho e não um E.T., não é?

Ah! Não pensem que eu esqueci do post de ontem, hein?!? Se ninguém se manifestar, nada de 'sobremesa'... rsrsrsrs...
Bom, pessoal, vou sair para votar. Estou super empolgada. Pulando de felicidade. Acho os candidatos tããããããããããããão bons, tããããããããão confiáveis, tãããããããããããããão honestos, que para mim é um grande prazer sair de casa para dar meu voto a eles. Não vejo a hora de chegar à urna.
Beijozzzzz...

sábado, 25 de outubro de 2008

Valendoooooooo!!!!!

Que tal um colorido na sala?

Manta...

... e almofadas!

Mas vamos combinar assim: eu posto a receita só se vocês gritarem, OK? Mas eu quero muito grito, muito barulho, senão nada de receita!!! Afinal, preciso conhecer um pouco mais os ilustres visitantes desse Sobrado, não é? Tanta gente visitando e tão poucos comentários...
Aproveito para agradecer o crescente número de visitas, os elogios, comentários... Vocês são todos muito queridos!!!
Para se manifestar, deixe um comentário com a seguinte frase: 'PASSEI NO SOBRADO, ALIMENTEI O PACHECO E BRINQUEI COM O MAX!'.
1, 2, 3...VALENDOOOOOOOO!!!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Casaquinho Estrelas

Vejam este casaquinho!

Squares, squares, squares...
Beijozzzzz...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A cara da sogra...

Esse chapéu tem a cara da minha sogra!

E ela adora fazer uma graça no verão que eu sei...! Aliás, em todas as estações! Depois que ganhou uma câmera digital, esbanja luxo fazendo pose, em cada foto um trench coat diferente, cada mudança no corte de cabelo é um desfile... A troca de estações é um escândalo! Só dá ela!!!Logo, logo ela começa o desfile da coleção inverno! Rsrsrsrsrs...
Nega, nega...Vem logo que estamos nos rasgando de saudades!!!

Beijozzzzz especiais para a minha sogra hoje, hein?!?

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bolsinha com balas

Hoje completamos 4 anos sem minha Vó Maria...Que saudades! Que falta faz minha avó...! Que saudades da pipoca ( 'você quer que a vó faça doce ou salgada?'), das histórias, do pão feito em casa, das trapalhadas para indicar o trajeto para chegar a algum lugar ( e minhas tias sempre caíam e sempre ficavam loucas da vida, pois ela sempre se perdia e virava o volante do carro com elas dirigindo para virar em determinada rua!), nhoque de batata, bolinho de chuva ('você quer que a vó faça doce ou salgado?') com chá, as férias na casa de São Bernardo, chá de hortelã colhido na hora para dormir melhor, as roupas costuradas na velha máquina com pedal grande, o feijão...

Ah...! O feijão! Uma vez usei de minha sinceridade sem malcriação ( juro! Eu não era louca,né?!?) e comentei inocentemente com a minha mãe que o feijão da vó era melhor que o dela. Affff... Pra quê? Ela me deixou uma semana sem comer feijão! Huahuahuahuahua...

Essas bolsinhas são a cara dela! Imagino minha avó falando que "precisava taaaaanto de uma dessas...!". Huahuahuauauha... A Vó era fogo!

Em sua bolsa sempre havia um saquinho de balas para distribuir primeiro para os netos, depois para quem quer que fosse e aonde estivesse! Nós, netos, desde pequenos já sabíamos: era só a Vó chegar que lá vinha uma bala Soft (!), uma balinha Kid's de hortelã ou uma balinha de banana... E não era outro tipo de doce: sempre bala! Antes de adoecer, suas balas preferidas eram aquelas recheadas de chocolate. Não ficava sem elas e não saía sem uma boa quantidade dentro da bolsa! Bem, chupava balas escondidas também e, na saída da casa da minha mãe, jogava os papéis nos vasos, nos cantos como se ninguém fosse ver!Rsrsrsrsrs...
Aliás, a Vó estava sempre pronta para bater perna. Vaidosa, sempre de brinco, batom, bolsa na mão, roupa em ordem, perfumada, cabelo arrumado, mãos macias cheirando a Leite de Aveia Davene... Essa era minha Vó Maria...!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Manta do Pietro prontinha!

Lembram que postei a receita da manta do Pietro? Ei-la prontinha!

Como usei lã para bebê, o trabalho ficou bem menor que as medidas da receita, mas vale dizer que mesmo aquelas medidas eu achei pequenas demais para uma manta, viu?!? Aumentei mais de 50 quadrados da receita original!
Ah! Mudei o barrado também! Achei o original muito simples...
A Pati adorou e disse que o Pietro vai chegar arrasando com a manta na maternidade!Rsrsrsrs...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Bar X Academia

Recebi um e-mail da minha drinha Myrian e da minha amiga Fernanda e achei extremamente pertinente compartilhar com vocês.
Confesso que ultimamente não tenho frequentado nenhum dos dois locais abaixo citados por falta de tempo e de verba ( mais por falta de verba, já que é pra confessar...), mas acho válida a análise e a comparação.
BAR X ACADEMIA

Por que será que é mais fácil freqüentar um bar do que uma academia?
Para resolver esse grande dilema, foi necessário freqüentar os dois (o bar e a academia) por uma semana.
Vejam o resultado desta importante pesquisa:
*Vantagem numérica: Existem mais bares do que academias. Logo, é mais fácil encontrar um bar no seu caminho.1x0 pro bar.
*Ambiente: No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia-a-dia amolece no primeiro gole de cerveja. Já na academia, todo mundo fica suando, carregando peso, bufando e fazendo cara feia. 2x0.
*Amizade simples e sincera: No bar, ninguém fica reparando se você está usando o tênis da moda. Os companheiros do bar só reparam se o seu copo está cheio ou vazio. 3x0.
*Compaixão: Você já ganhou alguma saideira na academia? Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça? No bar, com certeza, você já ganhou uma cerveja 'por conta'. 4x0.
*Liberdade: Você pode falar palavrão na academia? 5x0.
*Libertinagem e democracia: No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa do sexo oposto ou do mesmo sexo, o problema é seu... Já na academia, dividir um aparelho dá até briga. 6x0.
*Saúde: Você já viu um 'barista' (freqüentador de bar) reclamando de dores musculares, joelho bichado, tendinite? 7x0.
*Saudosismo: Alguém já tocou a sua música romântica preferida na academia? É só 'bate-estaca', né? 8x0.
*Emoção: Onde você comemora a vitória do seu time? No bar ou na academia? 9x0.
*Memória: Você já aprontou algo na academia digno de contar para os seus netos? 10x0 pro BAR!!!

Portanto, se você tem amigos na academia, alerte-os para tentar para salvá-los do mau caminho!Ah! Mais uma pergunta: você já fez amizade com alguém bebendo Gatorade???

Galinhas

Olhem que fofas essas galinhas!

Mesmo sem a receita em Português e não tendo um gráfico muito claro, arrisquei postar essas galinhas. Se observarmos, ela é toda feita em ponto baixo, exceto o bico e os pés, cujo centro é feito em ponto alto e a volta em ponto baixo. Acho que dá para tentar, não é? Ficarão bem legais na cozinha!
Falando nisso, preciso arranjar um tempinho para animar minha cozinha... Se bem que já está chegando o Natal, não é? Bem, vou maquinar algo...
Beijozzzz...

domingo, 19 de outubro de 2008

Diferente

Encontrei esse colete(?) na net achei lindo, além de diferente.
Feito em tricô, pensei nele feito em crochê, no ponto barra, uma belíssima e macia lã...

Que tal?

Voltando à rotina...

Ufa! Que semana! Folga na quarta-feira, Mell linda, fora de época, visitando, falando, arrasando em São Paulo, me pedindo tic-tac de flores e boina, surtos em vídeo, atividades de Semana das Crianças com os alunos na escola, Dia do Professor, muito crochê, muito problema para resolver, horário de verão começando, muito frio, muito calor, Blog, fraldinhas, manta, forro de bolsa ( Carmem, estou trabalhando na sua bolsa!!!)... Muita coisa acontecendo, mil coisas na cabeça!
Infelizmente não posso deixar de registrar aqui minha indignação sobre o final daquele triste episódio da adolescente Eloá, em Santo André, São Paulo.
O que está acontecendo com o mundo, meu Deus?!?
All WE need is love... Love is all WE need...

sábado, 18 de outubro de 2008

Para meninas

Estava com essa foto guardada e esqueci de mostrar para vocês.

Bolsinhas para meninas chiques...Rsrsrsrsrs...

Beijozzzz...

Quer mais?

Finalizando nossa Viagem ao Túnel do Tempo, indico para vocês o site Memory Chips!
Prefiro não adiantar nada para não estragar a gostosa surpresa!
Passem lá, olhem, fucem e voltem para me contar o que acharam e sentiram!
Beijozzzz...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Da Festa de Erê...

Como eu havia combinado de mostrar para vocês, esses são alguns dos bonequinhos da decoração da Festa de Erê do Terreiro, realizada no início do mês!









Beijozzzz...

Nossos Super-Heróis!

Mulher Maravilha ( não minta que nunca ficou rodando pensando em virar a Mulher Maravilha!)

As Panteras ( qual delas você queria ser?)

Chip's (de qual deles você gostava mais?)

Manimal

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saindo do forno

Como esse frio vai e volta, os pedidos de boinas e cachecóis continuam. E dá-lhe lã!!! Rsrsrsrs...

Esse está saindo do forno. É para a sobrinha da Ivanilde, uma colega da escola. Ela pediu a boina e o cachecol combinando. a boina já foi, estou terminando o cachecol.

Percebam que os botões decorativos são colocados na trama, enquanto o cachecol vai sendo trabalhado, e não no final.
Beijozzzz...

Bolsinha de Gatinho

Na foto podemos ver que é um porta-níqueis, mas eu colocaria alça e faria uma bolsinha bem bonitinha para meninas...

Prestem atenção, pois na receita tem até a indicação de como bordar!

Beijozzzz...

E quem não assistiu?

Pirlimpimpim


Plunct, Plact, Zum!


A Arca de Noé

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Para encerrar o expediente de hoje

Uma frase que li há muitos anos num painel feito no muro do colégio Arquidiocesano. Não me lembro o autor, mas nunca mais me esqueci dela:
"GIGANTES SÃO OS MESTRES NOS OMBROS DOS QUAIS EU ME ELEVEI."

Para as Professoras da Nair


Estas foram feitas a pedido da minha tia Nair para presentear as professoras de ginástica e hidroginástica dela.

O forro é resultado de uma parceria com Mamã...Rsrsrsrs...

O que acharam????

Beijozzzz...

Para Minha Mãe...

Pausa na Semana das 'Crionças': Dia dos Professores.
Dedico esta postagem a todos os colegas Professores do mundo inteiro, mas especialmente à minha mãe, Mestra Lourdes, a melhor Professora que existe...
O filme, para quem não conhece, é da década de 60 ( eu ainda não havia nascido, deixo bem claro, pois sou teen), mas cresci aprendendo a admirá-lo por ser o preferido da minha mãe. E ela adora o Sidney Poitier...Rsrsrsrs...
Sei que o filme é batido para esta data, mas vamos combinar que ainda é um clássico!
Com vocês...Ao Mestre Com Carinho!!!
P.S.: entre tantos, confesso que escolhi esse clip especificamente para vocês observarem o vestido de crochê da menina dançando...Rsrsrsrsrsrs...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mini bichinhos

Você não sabe o que fazer com aqueles restinhos de lãs e linhas?
Pois seus problemas acabaram!!!!

Ah! Encha os bichinhos com lã acrílica, ok?!?
Beijozzzz...

Vai dizer que nunca cantou????






segunda-feira, 13 de outubro de 2008

No Dia das Crianças...

Essa é a boina da Ligia...


Essa é da Leticia... E essa é da priminha delas de 2 anos, com a bolsinha combinando...

E como essas crianças de hoje em dia não têm papas na língua, além de escolherem as cores das respectivas boinas, Ligia e Leticia questionaram a Cida, mãe delas, do porquê da priminha ter ganho boina e bolsa e elas só ganharm a boina! Exigiram direitos iguais, ora essa... Rsrsrsrs...

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Ai, ai, ai...
Só não posso deixar de registrar aqui que eu tinha o disco original com as músicas do Sítio, mas meu irmão, quando adolescente, num de seus arroubos de roqueiro nacional, dirigiu-se a um sebo e trocou uma série de discos velhos por outra série de discos velhos que lhe interessavam. E lá se foi meu disco do Sítio...
"Abertura"

"O Casamento da Emília"

Para lembrar de todos...

Beijozzzz...

domingo, 12 de outubro de 2008

Barbie

Vai dizer que você não gostava?
As minhas bonecas, graças a Deus, tinham roupas feitas exclusivamente pela minha avó e, mais tarde, por mim, na minha maquininha de costura ou em crochê! No maior estilo Victor Valentim!
Aliás, com uma roupa de gala como essa, estariam de cabelos lavados e cacheados com bobs de papel como minha mãe ensinou a fazer nas bonecas. Claro que ela está sabendo agora que eu usava o shampoo e o condicionador dela nos cabelos das minhas bonecas para que eles estivessem sempre macios e sedosos... Fora a vez que inventei uma revolucionária tintura de cabelos à base de Merthiolate para bonecas e tingi o cabelo da minha Susi. Claro que só agora é que minha mãe está tomando conhecimento do fato...

A Fantástica Fábrica de Chocolates

Ando de poucas palavras, muito trabalho e muitas coisas na cabeça.
Mas é Semana das Crianças!
Vou fazer a minha Semana das Crianças (e quem quiser que me acompanhe! )...

Um trechinho dublado...

Beijozzz...

sábado, 11 de outubro de 2008

Blusa fofinha

Semana das Crianças. Não resisto. Muito fofa.

Esquema de montagem dos squares: